quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Da Figueira à Nazaré

Saí às 7h da Praia de Quiaios, segui pela estrada junto à falesia da serra da boa viagem, entrei em buarcos e segui pela marginal da figueira. Dificil foi depois entrar na ponte que liga à estrada nacional 109 para leiria. Encontrei um meio, cruzei a ponte, que felizmente tinha um passeio para pessoas e bicicletas, se nao os carros e principalemnte camioes a speedarem a 100km/h onde devem ir a 70, passavam-me a ferro.

Pela N-109 fui até Carriço, onde virei para o caminho esburacado que emboca na Praia do Pedrogão. Praias lindas temos na nossa costa.. e fico muito admirado de as conhecer.. afinal esta viagem é um descobrimento também do nosso país.. Portugal! Neste trecho, um françês com a sua esposa passa por mim de bicicleta e diz-me "bonjour".. pah... em Portugal fala português.. ja estive na frança e haveria eu de dizer bom-dia nas ruas de frança... ou será que tenho ar de françês??? a atitude dos franceses mostra muitas vezes arrogância.. claro que há excepçoes.. mas esta atitude mostra desrespeito pela cultura local.

Bom, mais 4km e estava na Praia da Vieira de onde sai uma ciclovia de 40km directa até à Nazaré - a Ciclovia Atlântica! Assim fui até à Praia de Paredes, onde conheci também na ciclovia uma jovem do País de Gales que anda a viajar também de bicicleta e sozinha desde Peniche até ao Porto. Alertei-a para os carros, que não devem conduzir do mesmo modo que no País de Gales.. e ofereci-lhe um espelho que tinha comprado em Valladolid para subsitituir caso o que tenho já remendado, se estregasse de vez! Já só faltam 2 dias, por isso é só pedir pelo melhor!

Pedalando na Ciclovia Atlântica from João Aguiar on Vimeo.

Segui pela Ciclovia, ou por distração minha alguma má sinalização, apesar de ter seguido as placas para a Nazaré fui parar a Pataias por uma outra cicilovia e depois tive que seguir pela berma da Nacional 242...

Enfim, tudo deu certo e estou agora em casa do Ricardo da rede de hospedagem a viajantes Couch Surfing! ...SUCESSO!!!