quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Até à Figueira

Foram ao todo 133km, um recorde pessoal, desde Viseu até à Praia vizinha da Figeuira da Foz - Quiaios - terra também do meu amigo Gael. Pena que nao estava por cá. Saí bem cedo, 7h da manha da casa do Cristimano, cruzei a Ecopista do Dão, uma estrada apenas para peões e veículos não motorizados que neste momento liga até Figueiró, a cerca de 8km de Viseu, e que no futuro se estenderá até Santa Comba Dão, ao todo 40km. E segui até esse mesmo, destino "Santa Comba" mas por estradas secundárias. A ecopista composta de gente já às 7h da manhã, a passear a pé ou de bicicleta rodeados da natureza, outros a caminho do trabalho.. enfim.. é uma obra de sucesso, e que as câmaras municipais devem construir cada vez mais.

Na Ecopista do Dão from João Aguiar on Vimeo.

Depois de Santa Comba, seguiu-se a subida à Serra do Buçaco. Froam cerca de 200m a subir, desde as duas pontes que cruzam a Barragem da Aguieira. Paisagens bonitas, rodeado de vegetação nacional, verde intensa, diversificada e bem tipica das beiras. O fresco do atlântico já se ia sentindo à distância também, a garganta nao secava tao rapido, e o corpo suava mais. Passei a aldeia do Luso, donde vem a nossa água, e desci a serra até à Mealhada. Fiz uma pausa de 2horas para comer algo (pah... nao comi o tipico leitao da bairrada porque se nao a pedalada até à Figueira ia ser complicada.. fica pá próxima!) e depois descansei num barco de jardim, à sombra das arvores a digerir o almoço e a repor energia para a 2ª metade.


Cruzo Cantanhede, Tocha, e sigo pela Nacional 109 até à Figueira. O fluxo de carros estava intenso mas valeu-me a berma larga onde pude pedalar mais à vontade. Tanta gente a rumar a esta estância balnear no mês de maior lotação, Agosto, deixava-me antever que seria complicado encontrar hospedagem, e não seria baratr. Antes de chegar então mesmo à Foz, a cerca de 5km, virei à direita para Quiaios, onde encontrei um quarto por 10€. Estive hoje na praia e que boa praia.. praias bonitas temos na nossa costa. O mergulho no atlântico foi obrigatório, para refrescar o calor que se vai sentindo no país.

O Destino é Lisboa, e agora sempre pela costa abaixo. PRÓXIMA PARAGEM: Nazaré!