quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Desabafo - TGV em Portugal

Bom, tenho visto coisas fora de Portugal e muitas vezes fico a pensar no que se passa dentro do nosso país. Queria desabafar sobre o tópico quente (será que ainda é? confesso que nao sei porque ja estou fora ha quase 2 anos e nao vejo as noticias todos os dias) do TGV - Comboio de Alta Velocidade.

Em Espanha existe comboio de alta velocidade - AVE - como lhe chamam.. Espanha é montanhoso - é o segundo pais europeu mais montanhoso depois da Suiça - tem impostos mais baixos do que Portugal e uma densidade populacional menor (92hab/km2 vs 115hab/km2 fonte wikipedia).

O que é que se passa para nao haver comboio de alta velocidade em portugal???
Falta de dinheiro publico? hmm.. nao parece mesmo...

É uma vergonha que apenas exista um comboio diario, e dos velhoes antiquados que liga Madrid a Lisboa, e apenas durante a noite.

Que fixe nao é? Depois o pessoal fica dependente dos camionistas para ter as prateleiras do supermecado cheio, e o carro com gasolina.

Portugal é um pais que sofre do seu isolamento do resto da Europa - tem apenas uma fronteira terrestre, com Espanha. Ou seja, dependemos das estradas espanholas, da conduçao espanhola, da terra espanhola para enviar ou receber produtos dos restantes paises europeus. Alem disso estamos dependentes de empresas privadas para fazer os transportes, que podem fazer greves quando quiserem. Que bom, nao é? Pois é claro que o estado deve fazer o maximo possivel de ligaçoes de transporte publico e estatal ao resto da Europa, atraves da Espanha, por comboio, e aumentar as ligaçoes por barco a França, Inglaterra.

Alem disso, muitos paises recentemente compromoteram-se a reduzir as emissoes poluentes drasticamente e ter 20% de energia total de fontesd renovaveis. Ora um otimo modo de fazer isso, é implementar mais transporte publico! Mais ligaçoes a Madrid e ao resto da Espanha parece lógico.

Num futuro proximo que cada vez mais se antecipa verde, onde o ecologico e sustentavel será um standard de vida, viajar de comboio será a melhor opçao. O aviao é de todos os meios o mais poluente, e o de carro polui imenso também. O comboio usa eletricidade, que se gerada de um modo verde, é a melhor opçao. Como se diria em engenharia.. é a soluçao otima!

Como é que os politicos nao veem isto???!!!

Bom, mas isto pode ser feito com mais ligaçoes de comboios normais. TGV entao porquê?

Porque as pessoas querem viajar rápido. As sociedades mundiais estao cada vez mais rapidas. Os politicos e o povo em geral (para terem mais emprego) nao querem que exista mais investimento em Portugal? Pois digo-vos que os empresarios viajam muito de comboio e se existe um TGV que liga a Lisboa, ele sera usado muito por pessoas de negocios, de Espanha, de França tambem (onde todas as ligaçoes ferroviarias intercidades do pais sao em TGV) e claro do resto da europa.

Porque TGV é a tecnologica atual e Portugal como um pais da uniao europeia ja desde ha quase 20 anos, e alem do mais isolado na ponta ocidental terrestre do continente, deve estar na ponta tecnologica mundial, ate porque dinheiro para isso, asseguro-vos que há. Se ha em espanha! Eles teem menor densidade populacional e pagam menos impostos. Mais, haver TGV é sinald e inovaçao, de desenvolvimento o que so por si atrai mais investimento.

Falta de dinheiro?
O pais é montanhoso?
O pais é pequeno?
Nao venham com essas cantigas.

(escrito a 6 de Agosto em El Burgo de Osma, Espanha)