segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Miranda do Douro - Vila Flor

Saída de Miranda do Douro (onde se fala Mirandês!) pelas 8h30, pois so por esse hora a recepçao do hotel turismo abriu e me puderam dar a bicicleta para as maos (e para os pes tb.. principalmente). Destino - Santa Comba da Vilariça - a Quinta do Barracao da Vilariça - concelho de Vila Flor - terra do meu - trás-os-montes. Uma casa de turismo rural situada no vale da vilaroça o "Vale Sagrado" trans-montano onde cresce um pouco de tudo, antes da epoca e com muita qualidade. muito fixe.. rodeada de oliveiras. recomendada pelo primo para ficarmos por la um par de dias enquanto visitamos Candoso, a aldeia do meu pai.

Saí pela Nacional abaixo, um pouco receoso e com os olhos bem abertos para me habituar à conduçao portuguesa (afinal em Portugal a conduçao é de facto uma MERDA) e ainda com os caes que andam por ai loucos à solta e que vêm atras da bicicleta.. pior quando sao em subidas que nao da para fugir muito depressa... mas nao aconteceu nada....e a conduçao na estrada nem estava assim tao mau como esperava (depois de sentir as tangentes que os camioes portugueses a circular em Espanha faziam à bicicleta). A maioria dos carros respeitam a bicicleta, mas muitos passam tangentes, nao se desviam nem meio metro e claro, que tendo o ciclsta que se deslocar para evitar por exemplo um buraco na estrada, o carro pode facilmente chocar e matar o ciclista (bati agora 3 vezes na madeira). Achei entao por bem ir bem atento ao espelho e antecipar-me aos carros que vinham na estrada, e fazer sinal para se cheguem à esquerda nao me pondo em perigo. Mesmo assim, ainda alguns animais passavm tangente. Os camioes tb, alguns com atitutdes perigosas. Assim foi passando o caminho até Mogadouro. Os meus pais saíram de carro um pouco mais trade de Miranda e encontrámo-nos em Mogadouro para almoçar. Acabámos por indo ao restuarnate Kalifa, onde almoçei um "Rancho",BAIEEE, fazendo lembrar a comida que me serviam na cantina da escola primária... old school boy! Fiquei cheio... em Portugal come-se muito e no norte ainda mais,.... fiquei rebentado e adormeci num banco de jardim da praça central da cidade, ao som do zumbido dos carros tunning de imigrantes que desfilam nas povoações portuguesas no verão. Pelas 16h de volta à estrada - esperavam-me aventuras!

A viagem da tarde ate aqui foi muito bonita, mas dificil pa caraitas!!! de mogadouro ate valverde... beleza! diriam no brasil... sempre a descer, com novo alcatrao, bem arranjada, mas depois de valverde ate meirinhos uma bosta de estrada, costa abaixo e depois costa acima... o clima aqui em tras-os-montes ultra-seco, sempre me deixava a garganta seca em poucos minutos de pedalar, e à minha mae deixou-a com um ligeiro ataque de asma quando ando um pouco umas das subidas ingremes desde ate meirinhos (meirinnnnniiiiii comeee?) chegados la acima a meirinhos, instalamo-nos num bem tipico cafe rural lusitano, que domina a vida social da aldeia sempre com meia duzia de aldeoes sentados à porta a jogar à sueca enquanto o forte calor e a secura trans-montana passavam. Fizemos uma pausa e logo seguimos. Os meus pais de carro e eu de bike, claro.. Depois de meirinhos foi pela nacional ate alfandega da fe.. uma nacional que começou da melhor maneira com um asfalto otimo passando o vale do tua em 3 pontes com vistas espetaculares, mas depois descendo por uma estrada esburacada, monte abaixo... e depois claro... monte acima.. pah.. estava rebentado e tive mesmo que pegar na bicicleta e leva-la a mao.. ia andado e ela vinha comigo que nem um burrinho de carga.. assim foi ate alfandega da fe, com alguns monentos de chuva e trovoada.. mas som o calor, o suor e ar seco que sentia naqueles vales soube bem.

Chegados a Alfandega da Fe, ja o sol se estava a por. Soubemos o caminho para Sta. Comba da Vilraiça, onde uma casa de turismo rural nos esperava, e fomos pela estrada fora. Eu na frente e os meus pais no carro por tras, para iluminarem o caminho... Aqui foi facil.. monte abaixo ate ao vale da vilariça, com piso novo, bem asfaltado, o problema foi so as acentuadas curvas e contra-curvas.. mas AL AHMDULILAH, tudo correu certo, e chegmos à pousada assim que ja se viam algumas estrelas no ceu.

PROXIMA ESTAÇAO: TRANCOSO!