terça-feira, 21 de julho de 2009

Trans-Iberiano - 1a Etapa - Barcelona-Capellades

Pelas 9h da manha de 20 de Julho de 2009, segunda-feira, saí de Barcelona, do bairro de Gràcia, na Carrer de Ramon y Cajal, numero 106 (o meu quarto alugado em barcelona por 1 semana), em direcao a Lisboa, de bicicleta.

Bicicleta nova, propria para o cicloturismo, equipada com porta-paquetes, alforges, tenda de campismo para a eventualidade e mais alguns utensilios para o desenrascanso de quem viaja por terra, em transporte proprio, bicicleta e sozinho, ate Portugal. Sai de barcelona em ciclovia, em grande estilo. Passei por Llobegrat, ja nos suburbios de Barcelona, cruzei uma serie de povitos ate chegar a Martorell pelas 11h30. Descansei até pelas 13h, altura em que fui almocar à acolhedora tasca "Baviera", de uma senhora que havia ja viajado muito tambem. Voltei a descnsar, a preparara-me fisicamente, escutar musica, rever o trajecto e pelas 16h sai rumo a Igualada. O sol estava tao quente ainda, que parei de novo e sai pelas 17h. O problema è que o horario solar espanhol esta atrasado em relacao ao horario da europa central - GMT+1h. E barcelona esta na ponta mais leste da espanha.. enfim. Quer isto dizer que devo pedalar desde que o sol se levante, pelas 6h-7h atè às 13h, o que corresponde ao horario solar normal ate às 11h, quando o azimute solar é mais baixo e menos danoso para o corpo - Em portugal sempre ouvimos o conselho de nao ficar expostos ao sol entre as 12h e as 16h, pois bem, e è disso que se trata.

Depois de Martorell é que vinha o melhor.. ou pior, enfim, nem sei como dizer. Uma serie forte de montanha, ao nivel das Montanhas de Montserrat, contudo com vistas incriveis sobre este lugar magico, e pior que tudo, com varios troços sem berma e ainda para mais, com 5 camioes por minuto a passar... o que é fatal para o ciclismo. Eu é que nao me arrisquei a ir na estrada e peguei na bike que nem um burro e andava fielmente ao meu lado ate voltar a pedalar na berma da estrada. Tambem adicionar o fato de que a bicicleta carregada fica mais instavel, dificl de controlar, devido à deslocaçao do centro de massa. Por isso, ia com muito cuidado, sem arriscar demasiado, ainda mais para um mancebo das longas viagens de bicicleta como eu. Uma coisa é certa: Devagar se vai ao longe.

Pelas 19h30, a senhora Helen, do site Hospitality Club, que eu havia contatado para saber se me podia receber em casa com a sua familia (e pôde!), liga-me a perguntar onde ando.. que nem uma mae (ela mesmo que me disse isso depois! ahahah..) digo-lhe que estou a caminho, pouco depois de Piera. Uma vez que ja estava tarde, ela sugeriu vir buscar-me e ajudar-me nos restantes 10km de bicicleta ate sua casa, nas arredores de Igualada. Chegou com uma carrinha, tipo VW Sharan, ond coube a bicicleta na bagageira. SUCESSO. E digo-vos que os restantes 10km seriam bem hardcore, e que para o primeiro dia, ja havia feito bastante para quem nao pedalava o dia todo ha 2 anos (desde que nfui a trioa de bike)..50km, de saida de barcelona ate Piera. Assim levou-me ate Capellades (poupou 1 hora de montanha), e dai ate â urbanizaçao onde mora a sua familia (poupou-me a subida ingreme de um monte de 900m). Uma familia muito acolhedora me recebeu, com um quarto grande, com uma grande cama de casal para descansar. So faltou a mulher! ;)

Ao jantar conversamos sobre historia, religiao e judaismo tambem, do qual sao seguidores. Incrivel o legado e a presença na Peninsula Iberica. Os sefarditas sao os judeus que habitaram a peninsula, e que hoje subsistem mas ja muito misturados com os povos ibericos mais ancestrais. Na verdade esta peninsula é uma misturada.. "tudo na mesma panela" como dizem os Terrakota, e que panela fervente no verao! Hoje em dia, os apelidos sao a prova mais simples de que as pessoas tem ascendencia judaica ou nao. Todos os apelidos com nomes de arvores, frutos, nomes de cidades e rios, deverao revelar a ascendncia judaica. Na verdade foi o metodo adotado por muitos judeus para se enraizaram mais facilemente dentro das povoacoes de portugal e espanha. Eu tenho o aopelido Lopes que me disseram ontem que é de origem judacia. Tenho que falar entao com o meu pai sobre isso.

Ja nao e a primeira vez que uma familia judaica me recebe, e sao sempre muito boa gente.

Ontem pelo fim da tarde tinha ja decidido ficar um dia mais nesta casa, pelo cansaço do primeiro dia, pelo bom acolhimento, e para prepapar melhor a 2a etapa, pelo que saio amanha, 4a feira, dia 23 de Julho, de novo na estrada e com os pés nos pedais.

Até logo,

Joao Carlos Pina Alves Lopes Aguiar