sábado, 25 de julho de 2009

Trans-Iberiano - 2a Etapa - Igualada - Lérida

Foi dia 22 de Julho, pelas 9h que começei a pedalar pela N2 fora. Esperavam-me 90km pela frente, sobre o sol ibérico e numa das regioes mais quentes e secas da península.

Durante a manha cruzei as povoaçoes de Jorba, Santa Maria de Cami, Vergòs, Cervera até chegar a Tàrrega pelas 13h. A meio caminho, numa bomba de gasolina, em busca de indicaçoes para o caminho travei conheci um ciclista de estrada local, que se juntou na pedalada durante alguns kilómetros (e que depois deve ter desistido por eu ter o ritmo de amador!).

Catalunha - Sta. Maria del Cami
Em Santa Maria del Cami, a caminho de Lèrida.

Saí de manha de Igualada com o objetivo primario de chegar a Tàrrega, o que seriam 47km, subindo dos 300m até asos 700m em 15km, e depois descendo lentamente até alcançar os 47k a 370m de altitude. Tinha tambem em mente a possibilidade de, fazendo este trajeto em 4 horas, na parte da manha, conseguiria com poucas complicaçoes de caminho, chegar a Lérida (ou Lleida como se diz em Catalao, lingua mais falada na Catalunha, e umas das quatro linguas oficiais de Espanha), que estaria a 45km de distancia e com varios trechos de caminho plano e descendente até chegar aos 150m no destino final - Lèrida.

Depois de ter chegado a Tàrrega, procurei um restaurante para me saciar a fome de cavalo e de onde pudesse ter vista sobre a bicicleta. Sim, porque isto na Ibéria é só ladroagem e mais vale prevenir que remediar. Ainda estou para saber quem foi o esperto que levou a minha bike antiga, acabada de estrear, que escostei na porta da rádio da minha universidade, o prestigiado Técnico, durante poucos minutos e ao minimo virar de cabeça ma roubaram. Fogo, estamos no Tecnico, e foi mesmo em muito pouco tempo que isto aconteceu.. Mas cá se fazem, cá se pagam e o Karma vai voltar ou chegou já com um roubo a essa pessoa no futuro. Bom, mega Bistek (aka bitoque em portugal) chegou à mesa, precedido de uma salada rica, e ainda com uma salada de frutas. Assim consegui as energias para a pedalada da tarde.

O percurso foi em geral tranquilo, sempre com uma berma boa para pedalar. Muitas vezes tive uma estrada quase toda para mim, pois justamente ao lado de quase todo o percurso da estrada N2, encontra-se a Auto-Vía.





Espanha - "Por la carretera" de Bicicleta from João Aguiar on Vimeo.Dia 22 de julho 2009, na catalunha, a caminho de Lerida (Lledia) - 2a Etapa do Trans-Iberiano de Bicicleta
Chegado a Lérida foi recebido pelo Xavier, da rede Hospitality Club, um bombeiro profissional que trabalha em Mollerussa, a cerca de 20km de Lèrida. Infelizmente, e como terao ouvido nas noticias em Portugal, alguns colegas seus tinham morrido num incendio perto de Tarragona, ha poucos dias atrás. Deixa-me a pensar na nobreza incrivel desta profissao, do seu risco, e da sua importancia em Espanha e Portugal, onde no verao, as terras sao quase que dizimadas pelas chamas. As estatisticas dos incendios parecem uma anedota por vezes, e é incrivel que os estados nao estejam a melhorar as coisas de ano para ano. Partirá também das pessoas civis claro, mas, que os estados façam mais vigilancia, mais limpezas e rega de terrenos, que contratem mais bombeiros, com mais e melhor formaçao. Dizem que nao ha dinheiro... pois... nao sei, nao. Em Portugal sacos azuis, ha muitos. Bom, ja retomo a esse tema.

Chegado a Lérida
Chegado a Lérida, com vista sobre o Rio Segre e a Sè "Seu Vella".
Chegado entao a Lerida, fui recebido pelo "Xavi", Xavier, como se diria no Brasil, "um cara super gente boa" eheheh, deixou-me num quarto de sua casa onde me instalei e coloquei tambem a bicicleta.. a minha melhor companheira agora.. e que já tem um nome - "Ibéria". Desde que cheguei, quarta-feira à noite atè hoje, sábado tenho passeado pela cidade e estou muito bem impressionado. Uma cidade pequena mas com muito tecido empresarial, industrial e tecnológico. O desemprego aqui é de 3%, face aos 10% de media nacional da Espanha, ou seja nada. Vêm-se vários imigrantes nas ruas e que virao aqui em busca de trabalho. As infra-estruturas que a camara municipal tem construido sao impressionantes. Num pequeno passeio pelo centro vi a nova Estaçao de comboios (onde passa o comboio de alta velocidade), o Fórum Sala de Espetaculos, o Museu da Cidade (que agora integra 3 museus num so), varias ruas arranjadas, bairros novos construidos, duas pontes novas sobre o rio, e tudo obra do atual presidente da camara (ou alcalde, como dizem em castelhano). Segundo me disse o Xavier, este alcalde era um antigo empresàrio que tem feito muito nos utimos 4 anos, quando chegou ao poder. Deixa-me a pensar, que parece que dinheiro numa autarquia existe... principalmente nas cidades, onde existe industria, empresas e bons numeros populacionais, onde chegam impostos à municipalidade.